Bahia inaugura hospital de campanha que usa tecnologia brasileira para proteger os médicos

O governo da Bahia inaugurou um hospital de campanha que usa tecnologia brasileira para proteger os médicos.

Um hospital particular fechado havia quase seis anos. Mas o governo da Bahia garantiu na Justiça a posse temporária durante a pandemia. Os 220 leitos do Hospital Espanhol, em Salvador, são exclusivos para pacientes de Covid-19.

E foi no Hospital Espanhol que foi instalada a primeira câmara de descontaminação de profissionais de saúde. Funciona assim: depois de atender aos pacientes e antes de ir embora para casa, o profissional passa por ela, devagar, dá algumas voltas para que um jato consiga atingir todos os lugares. É utilizada uma solução de hipoclorito, uma mistura de água com água sanitária. Depois ele pode retirar a roupa de proteção descontaminada. Antes de sair para a rua, os médicos e enfermeiros ainda precisam tomar banho nos vestiários.

“A gente sabe que a contaminação dos profissionais de saúde, 54% ocorre não no contato que ele está lidando com o paciente, mas ela ocorre quando ele vai tirar a capa, quando ele vai tirar o gorro, vai tirar a máscara, quando ele vai se desparamentar”, explicou o infectologista Roberto Badaró.

A câmara foi desenvolvida pelos alunos do Senai/Climatec. É inspirada nos equipamentos usados na Alemanha.

“A gente criou uma solução local com materiais locais, adaptada à nossa realidade”, explica Luis Alberto Breda, diretor de operações do Senai/Climatec.

Os alunos estão produzindo mais duas câmaras e estudam como baixar o custo de produção, que hoje é de R$ 10 mil por unidade.

Para quem está na linha de frente, o aumento da segurança dá tranquilidade para seguir na luta de salvar vidas.

“A desinfecção vai dar segurança, principalmente ao ele ir para casa, para não estar em contaminação nem com os familiares, nem com as pessoas nas ruas, até chegar em casa”, diz a médica Thayse Barreto. Matéria do Jornal Nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *