Seja bem vindo! Salvador, 21 de Março de 2019
   

Mario Sergio Cortella • Preste ATENÇÃO em quem discorda de você

Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.
"Carlos Drummond de Andrade"



15/03/2019
Diego Azeved - oPorto Seguro - BA
Acaba logo, 2019!!Pelo amor de Deus!! Quanta tragédia!!
14/03/2019
Pedro Henrique - Salvador - Ba
Bolsonaro ainda não mostrou p que veio!!
22/12/2018
Luís Dourado
Ouvi na líder fm de Irecê falando do site de vcs! E a entrevista de ajcó! Espero que ele represente bem a região de Irecê.
20/12/2018
Carlos Rodrigues
Li a entrevista do deputado Jacó ao no site! Ele tá certo! acham Neto não liga para o bairro da Paz
19/12/2018
Carla França
Uma vergonha o que o governador fez com o Planserv
León arma para Gabriel flagrar atitude suspeita de Sampaio

Gabriel (Bruno Gagliasso) tomou um chá que o deixou completamente em transe.

Como matemático inventou há mais de 150 anos a fórmula das buscas no Google

Cada vez que você faz uma busca simples no Google ou em qualquer outro buscador informático, entre os mecanismos de programação que permitem encontrar o que procura há princípios de lógica que foram concebidos há mais de 150 anos. 

 
 
01/04 - 07:23

 Na tarde deste sábado, 31, Gretchen não poupou críticas para a matéria da capa da revista Veja Rio, cuja chamada é: “O bumbum caiu, mas o cachê subiu”.

A rainha dos memes acusou em sua conta no Instagram a repórter Daniela Pessoa de ser “machista” e “a maior representante do verdadeiro Judas”. De acordo com a cantora, a jornalista passou um tempo com sua família durante as gravações de seu novo reality para a televisão.

“Que pena, Daniela Pessoa, que ainda existem pessoas como você. Em pleno sábado de aleluia, você é o verdadeiro Judas. Você é a maior representante de Judas que eu tive o desprazer de receber dentro da minha casa. Eu até então julgava a revista Veja como um veículo de nível e de respeito. O Multishow pagou todas as suas despesas para ir a Mônaco. Passagem, estadia, alimentação e transporte. Tudo a sua disposição. Mais ainda. Entrou na minha casa, conviveu no seio da minha família”, desabafou Gretchen.

“Que desprezível em pleno 2018, num momento de empoderamento feminino, uma mulher fazer isso com outra em troca de dinheiro ou meros 5 minutos de fama. Você foi machista! Nenhum artista de respeito vai querer dar entrevista para você mais. Você foi pobre de espírito. Você não tem luz”, continuou a cantora.

“Mas EU VOU CONTINUAR SUBIR NOS PALCOS, fazendo sucesso, levando minha alegria e força PRA TODOS QUE ME AMAM, coisa que você não tem. Talvez foi isso que te incomodou. A minha luz e a minha força foi demais pra você. Lamento muito Revista Veja, pois a credibilidade em você hoje é nenhuma. Vocês mentiram inclusive no valor dos custos do programa. Mas estou aqui! Porque eu tenho luz”, finalizou.

Nos comentários da publicação, os seguidores de Gretchen demonstraram apoio pela situação. “Você é muito mais do que isso, é amada e respeitada”, escreveu uma fã, enquanto outro emendou: “Rainha! Pisa com estilo mesmo”.

 
31/03 - 09:16


 O escritório do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB) teve a luz cortada por falta de pagamento a Light, concessionária de energia do Rio de Janeiro, de acordo com a coluna Radar Online, da revista Veja. Cunha está preso preventivamente desde outubro de 2016 por decisão do juiz Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na 13ª Vara Federal de Brasília. Ele está atualmente detido no Complexo Médico Penal, localizado em Pinhais, no Paraná.

 
31/03 - 06:43


O papa Francisco  liderou católicos romanos em missas de Sexta-Feira Santa sob segurança reforçada, pedindo para pessoas, incluindo padres de sua Igreja, redescobrirem a capacidade de sentir vergonha por seus papeis nos problemas do mundo. Francisco, de 81 anos, conduziu uma tradicional procissão da Via Crúcis (Caminho da Cruz) em torno do Coliseu, em Roma, frequentado por 20 mil pessoas no dia em que cristãos marcam a morte de Cristo crucificado.

 
31/03 - 05:49


 A ansiedade acabou! Os fãs de Simone e Simaria já podem comemorar, foi lançado nesta sexta-feira (30), foi lançado o clipe de ‘Novo’, uma parceria das coleguinhas com a cantora italiana Laura Pausini.

A canção faz parte do novo álbum de Laura, ‘Fatti Sentire’, que foi lançado no dia 16 de março. O vídeo foi filmado em São Paulo, em fevereiro deste ano.

 
 
30/03 - 10:49

 Neste sábado (31), às 9h, o governador Rui Costa assina ordem de serviço para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro do Imbuí, na comunidade do Bate Facho, e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no Jardim Armação. O investimento na UBS está orçado em pouco mais de R$2 milhões e tem prazo de conclusão de oito meses. O evento ocorrerá na comunidade de Bate Facho, na Rua Professor Jairo Simões (rua fica atrás da Unificacs, Unime e do Supermercado Extra Paralela), no bairro do Imbuí.

 
30/03 - 06:11


Em entrevista, o papa Francisco teria dito que "o inferno não existe; o que existe é o desaparecimento das almas pecadoras". De acordo com a Folha de S. Paulo, a fala teria sido dita ao fundador do jornal La Repubblica, Eugenio Scalfari. A matéria sobre a entrevista com o papa foi publicada nesta quinta-feira (29). "Não existe um inferno em que sofrem as almas dos pecadores por toda a eternidade", teria dito o pontífice. Ele explicou ainda que aqueles que não se arrependem e, portanto, não podem ser perdoados desaparecem. O Vaticano, entretanto, afirmou em comunicado que o papa recebeu Scalfari para um encontro privado, sem conceder entrevista. Por isso, as falas não deveriam ser consideradas "uma transcrição fiel das palavras do Santo Padre". Scalfari possui 93 anos, diz é ateu e já disse que não grava nem anota suas entrevistas. Nesta quinta começam as atividades da Páscoa no Vaticano. Francisco fará o ritual do lava-pés, em 12 presos, que incluem católicos, muçulmanos, um cristão ortodoxo e um budista, de nacionalidade italiana, filipina, marroquina, colombiana, nigeriana, leonesa e moldávia.

 
30/03 - 05:57

 

O coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo João Baptista Lima Filho foi levado no início da noite para o Instituto Médico Legal, para exames, e seguiu depois para a carceragem da Polícia Federal. Amigo do presidente Michel Temer, o coronel foi preso na manhã desta quinta-feira, 29, na Operação Skala, investigação sobre suposto esquema de propinas a partir do Decreto dos Portos, editado pelo emedebista em maio de 2017. Lima saiu de casa, logo cedo, escoltado pela PF em uma ambulância porque passou mal durante as buscas dos agentes. Ele foi internado no Hospital Albert Einstein, onde passou o dia todo. No início da noite, o coronel teve alta e foi levado ao IML.

 
29/03 - 10:30


Por Fernanda Dourado Nesta quinta-feira (29) - dia do aniversário de 469 anos de Salvador, o governador da Bahia, Rui Costa, e o prefeito da capital baiana, ACM Neto, deixaram suas msgs em suas redes sociais. O petista foi o primeiro a postar. Postou uma imagem e, também, um vídeo. Nas duas postagens do petista, ele enfatizou que é soteropolitano e que nasceu no bairro da Liberdade. A primeira em uma foto que mostra as obras do governo na cidade e forma os números 469, mas que é preciso decifrar a postagem, já que não há nada na legenda que descreva a imagem, e, sim, fala do vínculo do Chefe do Executivo Estadual com Salvador. “Desci o morro, suei subindo a ladeira e comendo acarajé com pimenta”, afirmou o petista. A segunda postagem do governador foi um vídeo. O petista iniciou falando que estava indo à cidade da Barra e, em seguida, enfatizou que nasceu na primeira capital do Brasil e é filho da Liberdade, elogiou o povo batalhador, falou sobre alguns pontos turísticos de Salvador. E finalizou: “No sábado, o trabalho não para. É sábado de aleluia e nós vamos continuar trabalhando”. Contudo, não teve nenhum recurso de edição que deixasse mais dinâmica sua postagem. A primeira publicação foi às 6 da manhã e a segunda duas horas após a primeira. Já o prefeito de Salvador, ACM Neto, que - segundo fontes políticas sairá candidato ao governo do estado - postou um vídeo sobre a capital baiana às 9 da manhã. Na postagem, além de falar sobre a transformação na cidade, inseriu belíssimas imagens de cartões-postais da cidade, inclusive, aéreas, imagens de crianças brincando e colheu depoimentos de soteropolitanos (jovens, adultos, idosos, negros, brancos - de diversas parte da cidade ) - onde a edição inseriu o “Fala Povo”, ou seja, depoimentos que humanizam as postagens e, claro, casando com a “deixa” do gestor municipal. “Falar de 469 anos de Salvador é falar de transformação. É olha para trás e reconhece que a nossa cidade mudou e mudou para valer”, afirmou o Chefe do Executivo Municipal e presidente do Democrata Nacional. “Dizer que Salvador mudou é muito mais que falar de obras é falar na mudança nas vidas das pessoas”, humanizou o democrata. “Melhor do que falar dos 469 anos de Salvador é ouvir o que as pessoas têm para dizer”, finalizou. Em seguida, populares parabenizavam Salvador.
 
29/03 - 10:27


Lug de Paula, filho mais velho de Chico Anysio, está fora do testamento da herança do pai. De acordo com informações de Leo Dias, do programa Fofocalizando, Lug, que ficou conhecido por interpretar o Seu Boneco, na primeira versão da Escolinha do Professor Raimundo, não tem mais direito a receber nada de Chico, que faleceu em 2012, com Síndrome de disfunção múltipla de órgãos. O motivo seria um desentendimento entre pai e filho. A herança de Chico está avaliada em R$ 60 milhões e sob os cuidados de Bruno Mazzeo, o novo inventariante. A última mulher do humorista, Malga de Paula, era a inventariante antes e agora está aguardando uma decisão judicial para provar que tem direito a alguma coisa, já que foi casada com ele por anos.
 

 
29/03 - 10:10


O ex-ministro Wagner Rossi foi preso na manhã desta quinta-feira (29) em uma das ações da Operação Skala, deflagrada pela Polícia Federal. Também foi preso Milton Ortolan, auxiliar de Rossi. A operação foi autorizada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do inquérito que investiga se Temer, por meio de decreto, beneficiou empresas do setor portuário em troca de suposto recebimento de propina. Na mesma operação da PF, foram presos nesta quinta o advogado José Yunes, amigo do presidente Michel Temer, o ex-coronel João Batista Lima, outro amigo de Temer, e Antônio Celso Greco, dono da empresa portuária Rodrimar, que atua no porto de Santos.

 
29/03 - 09:42


Quem tem dificuldade para pegar no sono sabe que os efeitos de uma noite mal dormida não acabam quando o dia começa. Olheiras, fadiga, olhos secos, dificuldade de se concentrar e irritação são algumas das respostas do corpo à privação de sono. A qualidade do sono impacta diretamente nossa saúde física e mental.

 
29/03 - 07:35

 

 

 

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (29), em São Paulo, o advogado José Yunes, amigo e ex-assessor do presidente Michel Temer. A informação foi confirmada ao blog pela defesa de Yunes. Segundo o advogado José Luis de Oliveira Lima, trata-se de uma prisão temporária de cinco dias. “É inaceitável a prisão de um advogado com mais de 50 anos de advocacia, que sempre que intimado ou mesmo espontaneamente compareceu a todos os atos para colaborar. Essa prisão ilegal é uma violência contra José Yunes e contra a cidadania", afirmou Oliveira Lima.

 
29/03 - 07:24

 O deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ), pré-candidato à Presidência, negou que tenha incentivado ataques à caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sugeriu que os tiros que atingiram dois ônibus da comitiva, anteontem, no interior do Paraná, teriam partido dos próprios petistas. “É tudo mentira. Está na cara que alguém deles deu os tiros. A perícia deverá ficar pronta entre hoje (ontem) e amanhã (hoje) e vai apontar a verdade”, disse o deputado no fim do dia, em Ponta Grossa (PR). Não foi a única menção do presidenciável do PSL ao episódio. Pela manhã, logo depois de desembarcar no aeroporto de Curitiba, Bolsonaro já havia ironizado os ataques

 
29/03 - 07:09

 Por Fernanda Dourado Nesta quinta-feira (29) - dia do aniversário de 469 anos de Salvador, o governador da Bahia, Rui Costa, e o prefeito da capital baiana, ACM Neto, deixaram suas msgs em suas redes sociais. O petista foi o primeiro a postar. Postou uma imagem e, também, um vídeo. Nas duas postagens do petista, ele enfatizou que é soteropolitano e que nasceu no bairro da Liberdade. A primeira em uma foto que mostra as obras do governo na cidade e forma os números 469, mas que é preciso decifrar a postagem, já que não há nada na legenda que descreva a imagem, e, sim, fala do vínculo do Chefe do Executivo Estadual com Salvador. “Desci o morro, suei subindo a ladeira e comendo acarajé com pimenta”, afirmou o petista. A segunda postagem do governador foi um vídeo. O petista iniciou falando que estava indo à cidade da Barra e, em seguida, enfatizou que nasceu na primeira capital do Brasil e é filho da Liberdade, elogiou o povo batalhador, falou sobre alguns pontos turísticos de Salvador. E finalizou: “No sábado, o trabalho não para. É sábado de aleluia e nós vamos continuar trabalhando”. Contudo, não teve nenhum recurso de edição que deixasse mais dinâmica sua postagem. A primeira publicação foi às 6 da manhã e a segunda duas horas após a primeira. Já o prefeito de Salvador, ACM Neto, que - segundo fontes políticas sairá candidato ao governo do estado - postou um vídeo sobre a capital baiana às 9 da manhã. Na postagem, além de falar sobre a transformação na cidade, inseriu belíssimas imagens de cartões-postais da cidade, inclusive, aéreas, imagens de crianças brincando e colheu depoimentos de soteropolitanos (jovens, adultos, idosos, negros, brancos - de diversas parte da cidade ) - onde a edição inseriu o “Fala Povo”, ou seja, depoimentos que humanizam as postagens e, claro, casando com a “deixa” do gestor municipal. “Falar de 469 anos de Salvador é falar de transformação. É olha para trás e reconhece que a nossa cidade mudou e mudou para valer”, afirmou o Chefe do Executivo Municipal e presidente do Democrata Nacional. “Dizer que Salvador mudou é muito mais que falar de obras é falar na mudança nas vidas das pessoas”, humanizou o democrata. “Melhor do que falar dos 469 anos de Salvador é ouvir o que as pessoas têm para dizer”, finalizou. Em seguida, populares parabenizavam Salvador.

 
28/03 - 12:45

 

Pré-candidatos à Presidência da República, Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (PSD), Manuela d´Avila (PCdoB), Marina Silva (Rede) e Guilherme Boulos (PSOL) condenaram nesta quarta, 28, em suas contas no Twitter, os ataques feitos contra a caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo sul do País. Nesta terça, 27, dois ônibus que levavam parte da equipe do petista foram atingidos por tiros no Paraná. Ninguém se feriu. Para Alckmin, “toda forma de violência deve ser condenada”. De acordo com o governador paulista, é papel das autoridades apurar e punir os tiros contra a caravana do PT. “E é papel de homens públicos pregar a paz e a união entre os brasileiros. 

 
28/03 - 12:41

O setor público consolidado, formado pela União, os estados e municípios, registrou saldo negativo nas contas públicas em fevereiro, de acordo com dados do Banco Central (BC), divulgados hoje (28) em Brasília. O déficit primário – receitas menos despesas, sem considerar os gastos com juros – ficou em R$ 17,414 bilhões, o melhor resultado para o mês desde 2015, quando foi registrado saldo negativo de R$ 2,3 bilhões. No mesmo mês de 2017, o resultado negativo ficou em R$ 23,468 bilhões.

 
27/03 - 14:47


Na semana que antecede o Domingo de Páscoa, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, decidiu presentear os alunos da rede pública de ensino da cidade. No entanto, os tradicionais ovos e bombons de chocolate foram trocados por uma opção saudável: cada criança recebeu um kit com cenouras e uma receita de bolo. O brinde não foi bem aceito e, nas redes sociais, pais e familiares criticaram a medida.

No kit "Páscoa com alimentação saudável", cada criança recebeu um pacote com algumas cenouras e uma sugestão de receita para bolo de Páscoa impressa e entregue junto com as raízes.

 
27/03 - 13:40

taxa básica de juros, a Selic, pode voltar a ser reduzida na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), marcada para maio. É o que sinaliza a ata da última reunião do comitê, realizada na última semana, quando a Selic foi reduzida em 0,25 ponto percentual, para 6,5% ao ano. A ata foi divulgada hoje (27), no site do BC. Nessa reunião a Selic passou pelo 12º corte seguido. “A evolução do cenário básico tornou adequada a redução da taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual nesta reunião. Para a próxima reunião [em maio], o comitê vê, neste momento, como apropriada uma flexibilização monetária moderada adicional [redução da Selic de 0,25 ponto percentual]”, diz a ata. Para o comitê, uma nova redução da Selic reduz o risco de a inflação demorar a chegar ao centro da meta. O Copom lembra que as expectativas de merca

 
27/03 - 13:25

 “Encarar o tráfico de drogas simplesmente como uma atividade econômica e defender a legalização da maconha é posicionamento de quem não tem condições para combater o tráfico de drogas”, afirma o deputado Heber Santana (PSC), criticando declarações do secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa. Segundo o chefe da SSP-BA, “a legalização da maconha no Brasil é uma forma de “quebrar” o faturamento das quadrilhas, principalmente em estados do Nordeste”. 

 
26/03 - 12:17

Mais de 50 famílias agricultoras da região do município de Chorrochó, no Vale São-Franciscano da Bahia, foram beneficiadas com sementes, mudas e curso de capacitação técnica. A informação é do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que acompanhou todo o processo realizado pelo governo da Bahia por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A entrega das sementes aconteceu no último final de semana. Nesta segunda-feira (26), o parlamentar petista destacou a atuação dos órgãos e citou a importância das ações para os pequenos agricultores.”São atividades e serviços pontuais, principalmente para o município genuinamente agrícola como Chorrochó. Agora os produtores rurais terão orientação para auxiliar no beneficiamento, formação e comercialização de suas produções, graças ao trabalho da Suaf e da SDR”, salienta Valmir. De acordo com o parlamentar, as comunidades contempladas foram Caraíbas, São José, Várzea da Ema, Barra do Tarrachil e Sítio dos Lourenço, a capacitação técnica aconteceu no dia 22 de março e a entrega das sementes foi dia 23. “Teve uma capacitação na Câmara Municipal de Vereadores, ministrada por engenheiro agrônomo da Bahiater, com o envolvimento de técnicos agrícolas. Essa ação foi capitaneada pelo mandato junto a Suaf e a SDR”, salienta Assunção. Foram entregues 50 mil mudas de palmas para pequenos agricultores familiares de Chorrochó por meio da Associação dos Caprinocultores de Caraíbas e Chorrochó, e contou com a participação da presidente da entidade, Ednaide Araújo Botelho.
 
26/03 - 12:01

O deputado estadual Targino Machado (PPS) perdeu a linha durante uma sessão ordinária, derrubada por falta de quórum na última semana, na Assembleia Legislativa. O parlamentar ficou bastante irritado com a falta de votações na Casa neste ano e soltou o verbo, em um longo discurso que viralizou nas redes sociais no último fim de semana. Desde que a AL-BA voltou do recesso, no início de fevereiro, não houve nenhuma votação. “Aqui a gente chama vagabundo de excelência”, bradou Targino no púlpito da Assembleia. “Na minha época, se chamava aluno que faltava a aula, que não cumpria com suas obrigações, de vagabundo. […] Para que desgraça se candidata a deputado? Para pegar o salário e cascar fora?”, justificou o deputado. A casa precisa de 63 deputados presentes para realizar votações. No dia em que fez o desabafo, discursou para 11. “Onde é o papel de deputado? Nos motéis, nos bordéis, nas boates? Sim, porque eu já vim deputado chegar aqui de cabelo molhado”, continuou o deputado depois que a sessão foi derrubada por falta de quórum. As críticas também se direcionaram para a mesa diretora da Casa. “Essa diretoria é a pior”, falou. “Isso é uma esculhambação. Cadê o presidente da Casa? Não o vi ainda esse ano presidindo uma sessão”, completou Targino. Procurado pela Tribuna para comentar o caso, Targino ratificou as declarações e disse que nenhum parlamentar o procurou desde então. “Tudo o que eu tinha de dizer, eu disse na minha fala. Eu nunca tive medo de ameaça, de nenhum deputado da Assembleia ouvi manifestação de ‘vamos tomar providência’. Isso tem me chegado por vias transversas. Então, o que chega por vias transversas você não pode provar”, afirmou. “Você acha pouco, eu não sou menino. Estou no final do quinto mandato, tenho 65 anos, moro em Feira de Santana, atendo todos os dias numa obra social nossa, saio todos os dias e vou para Salvador estar presente. Estou num bate-volta todo dia e esses camaradas têm uma atitude debochada com o povo da Bahia e com o poder legislativo. Isso foi tradutor da minha indignação. Paciência tem limite”. O deputado diz que não passou do limite durante a fala. “Se eu passei do limite? Quem passa do limite são aqueles não cumprem o compromisso parlamentar. Para que zorra se candidata a deputado, se não quer exercer o mandato na plenitude? Eu não tenho preocupação com o limite, até porque o limite é algo objetivo seu ou de quem ouve, não é meu”, afirmou. “Tem gente que chega no Plenário perguntando sobre o que vai votar. Que o povo tome juízo”.
 
26/03 - 11:46

O deputado federal Benito Gama (PTB) defendeu a candidatura do prefeito ACM Neto na corrida eleitoral de 2018. Para o parlamentar baiano, todas as opções confluem para isso. “Qualquer candidatura depende muito do candidato e as pessoas que estão no entorno podem apenas dar opinião. Mas quem define é o candidato, ele é o dono do processo, da candidatura e tem a capacidade política. Ele [ACM Neto] é bem conhecedor da política na Bahia, porque desde os oito anos de idade acompanha isso. Mas é uma decisão que cabe a ele”, declarou em entrevista à Tribuna, onde também teceu críticas ao governador Rui Costa (PT). “Penso que o governador deve muita explicação para a Bahia dos pontos de vistas político e administrativo. Essas viagens que ele está fazendo, quando muita gente fala que isso é positivo… A viagem é boa na campanha, quando se tem recursos do partido. Você não pode viajar para 400 municípios na Bahia para dar ordem de serviços que não são cumpridas. O governador não tem uma obra do Governo do Estado em cada município que ele está indo”. Ainda na entrevista, Benito fala sobre as articulações em Brasília e revela com quem o PTB deve caminhar até o dia do pleito. Leia mais no Tribuna da Bahia.
 
 
26/03 - 11:08

O presidente Michel Temer esteve reunido por cerca de três horas neste domingo, 25, com alguns de seus ministros para tratar da reforma ministerial e da pauta do Congresso, segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto. Estavam presentes os ministros Henrique Meirelles (Fazenda), Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República), Moreira Franco (Secretaria-Geral) e Eliseu Padilha (Casa Civil), porém nenhum deles quis falar com a imprensa após o encontro. À reportagem, o ministro Eliseu Padilha disse que nada foi resolvido sobre as mudanças nos ministérios, e que o presidente Temer vai falar com os presidentes dos partidos para avaliar as sugestões de nomes ao longo da semana. Ao todo, nove ministros deixarão os comandos das pastas até 7 de abril, prazo para a desincompatibilização para a disputa eleitoral. Segundo fontes, o presidente Michel Temer pretende vincular as trocas na reforma ministerial ao projeto eleitoral do Planalto e do MDB, seu partido. Sobre a pauta do Congresso, Padilha disse que o governo continua com o foco na reoneração da folha de pagamentos e na privatização da Eletrobras. “A gente quer ver se nessa semana consegue votar reoneração e avançar na Eletrobras.” Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou regime de urgência para o projeto que acaba com a desoneração da folha de pagamento para empresas. Como revelou o Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, o governo estuda usar parte do valor a ser arrecadado com a reoneração para abrir espaço fiscal para ampliar o fundo eleitoral. Padilha no entanto, disse que este assunto não foi discutido na reunião deste domingo. Temer tem realizado encontros nos fins de semana. Ontem, já havia recebido a visita de Meirelles e, mais cedo, do ex-presidente José Sarney.
 
 
26/03 - 11:04

O mercado financeiro reduziu pela oitava semana seguida a projeção para a inflação neste ano. A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu de 3,63% para 3,57%, de acordo com o Boletim Focus, publicação semanal do Banco Central (BC) sobre os principais indicadores econômicos. A projeção segue abaixo do centro da meta de 4,5%, mas acima do limite inferior de 3%. Para 2019, a estimativa para a inflação caiu de 4,20% para 4,10%, ficando mais distante do centro da meta (4,25%). Para alcançar a meta, o banco usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 6,50% ao ano. Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando o Copom diminui os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação. O mercado não espera por mais cortes de juros este ano. De acordo com a previsão das instituições financeiras, a Selic encerrará 2018 em 6,50% ao ano e subirá ao longo de 2019, encerrando o período em 8% ao ano. A estimativa do mercado financeiro para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, neste ano, subiu levemente de 2,83% para 2,89%. Para 2019, a projeção segue em 3%.
 
25/03 - 10:48

 O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ)

O juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, sequestrou US$ 5 milhões do patrimônio do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ). Foram confiscados três imóveis no Rio e uma fração de uma propriedade do emedebista também na capital fluminense. O emedebista está preso desde outubro de 2016. Moro já o condenou a uma pena de 15 anos e quatro meses de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e evasão fraudulenta de divisas. Eduardo Cunha foi acusado de pegar US$ 1,5 milhão em propinas na compra do campo petrolífero de Benin, na África, pela Petrobrás, em 2011.

 
20/02/2019 | 10:20:20
Por Fernanda Dourado Ex-secretário de comunicação na gestão do governador da Bahia, Jaques Wagner, (PT), por oito anos, Robison Almeida, deputado estadual eleito em 2018 – tem um novo desafio: o Legislativo Estadual. O petista que foi suplente na

 Por Fernanda Dourado

  Ex-secretário de comunicação na gestão do governador da Bahia, Jaques Wagner, (PT), por oito anos, Robison Almeida, deputado estadual eleito em 2018 – tem um novo desafio: o Legislativo Estadual. O petista que foi suplente na Câmara, mas exerceu por nove meses o mandato no Legislativo federal - deixou o cargo após o deputado federal eleito, Fernando Torres – titular da vaga – sair do comando da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e reassumir seu posto em Brasília.  Em entrevista à jornalista Fernanda Dourado do site Bahia Repórter, o legislador  - que já colocou seu nome para o partido para disputar a prefeitura de Salvador pela ala - obteve mais de 65 mil votos e durante a entrevista alfinetou por diversas vezes o prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto. Segundo ele, o demista tem o “DNA da arrogância” e disparou: “A gestão dele montou uma indústria de multa, asfixiou o crescimento econômico da cidade com aumento de taxas e impostos, estipulou o IPTU mais caro do país e ainda tem a pior atenção básica à saúde entre todos os municípios da Bahia”. O petista defende que o PT tenha candidatura própria e acredita que o governo conseguirá o pleito em 2020.  Ele ainda comentou sobre as possibilinades "ainda não concretas" de nomes da base de ACM Neto – que estariam namorando a base de Rui – com interesse  em 2020. O petista - que tem uma vasta experiência no executivo - já demosntrou na primeira semanano plenário da Assembleia Legislativa da Bahia que seu mandato será de propostas, mas também de enfrentamento a prefeitura de Salvador. 

13/02/2019 | 20:03:13
Moro diz que não se encontrou com representantes da Taurus

 A assessoria de imprensa do ministro Sergio Moro informa que ele não se reuniu com Sergio Castilho Sgrillo Filho e Salesio Nuhs, representantes da Taurus.

A nota diz ainda que “não consta” dos registros eletrônicos de acesso do Ministério da Justiça qualquer referência à entrada e saída dessas pessoas.

13/02/2019 | 20:03:13
Moro diz que não se encontrou com representantes da Taurus

 A assessoria de imprensa do ministro Sergio Moro informa que ele não se reuniu com Sergio Castilho Sgrillo Filho e Salesio Nuhs, representantes da Taurus.

A nota diz ainda que “não consta” dos registros eletrônicos de acesso do Ministério da Justiça qualquer referência à entrada e saída dessas pessoas.

13/02/2019 | 20:00:27
Terça, 12 de Fevereiro de 2019 - 19:00 'Critério técnico é para os outros', diz Robinho sobre nomes do PT para secretarias de Rui

 Deputado estadual pelo PP, Robinho teceu críticas sobre a montagem do secretariado do governador Rui Costa (PT) neste segundo mandato. Para o parlamentar, o petista está mais exigente, tem imposto regras e barrado indicações de partidos da base, mas tem sido mais flexível com os nomes postos pelo PT. 

 

“Critério técnico é para os outros. Para o PT, se faz do jeito deles. Nós temos que ter nomes técnicos, mas o PT é governo e é quem manda”, transcorreu o deputado. Para Robinho, o governador errou ao não aceitar a indicação de Luiz Augusto (PP) para a Secretaria De Infraestrutura Hídrica E Saneamento (Sihs).

 

13/02/2019 | 16:46:44
OMS alerta para possível 3ª onda de surto de febre amarela no Brasil
 
Com pelo menos 36 casos de febre amarela confirmados em humanos no período entre dezembro de 2018 e janeiro deste ano, o Brasil poderia estar vivendo uma terceira onda de surto da doença. O alerta foi divulgado esta semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O país registra ainda, segundo a entidade, oito mortes confirmadas por febre amarela no mesmo período. Os casos se concentram em 11 municípios de dois estados. Em São Paulo, foram confirmadas infecções em Eldorado (16 casos), Jacupiranga (1), Iporanga (7), Cananeia (3), Cajati (2), Pariquera-Açu (1), Sete Barras (1), Vargem (1) e Serra Negra (1). No Paraná, dois casos foram confirmados em Antonina e Adrianópolis. O local de infecção de um último caso confirmado ainda está sob investigação. Ainda de acordo com a OMS, entre os casos confirmados em humanos, 89% deles foram identificados em homens com média de idade de 43 anos e pelo menos 64% dos infectados são trabalhadores rurais. “Embora seja muito cedo para determinar se este ano apresentará os altos números de casos em humanos observados ao longo dos dois últimos grandes picos sazonais [o primeiro entre 2016 e 2017 e o segundo entre 2017 e 2018], há indicações de que a transmissão do vírus continua a se espalhar em direção ao sul e em áreas com baixa imunidade populacional”, destacou a entidade, por meio de comunicado.
30/01/2019 | 17:16:28
Marcelino Galo é eleito líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia

 A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa da Bahia elegeu o deputado Estadual Marcelino Galo como novo líder. O deputado assume o cargo no lugar do colega Joseildo Ramos e será responsável por liderar a maior representação partidária da Casa Legislativa, por um período de dois anos. A eleição ocorreu na noite de terça-feira (29) durante reunião de bancada. Eleito por unanimidade, o deputado Marcelino Galo agradeceu o voto de confiança de todos os pares. “Assumo a liderança do PT em um momento crucial da nossa história. Precisamos lutar pela retomada da democracia no nosso país e continuar trabalhando a favor do povo baiano. Estou feliz por exercer esta liderança neste momento tão importante”, declarou o novo líder.

03/01/2019 | 13:46:50
Posse de Geraldo Júnior: Maurício Barbosa e Fábio Villas Boas presentes

 

Por Fernanda Dourado 

 

Os secretários do governador, Rui Costa, também marcaram presença na posse do novo presidente da Câmara, Geraldo Júnior. O secretário de segurança pública, Maurício Barbosa, e o secretário de saúde, Fábio Villas Boas, estavam na disputada cerimônia. O secretário de saúde do estado - que chegou até ter seu nome cogitado para disputar a prefeitura de Salvador - não foi incluído na preferência de Rui Costa para permanecer na pasta. O governador petista afirmou a jornalistas que pelo menos três nomes do atual secretariado estariam garantidos. Os preferidos do governador são: o jornalista André Curvello, responsável pela Comunicação, o do atual titular da Fazenda, Manoel Vitório, e o do chefe da Casa Civil, Bruno Dauster. Ou seja, deixou a entender que os outros podem ser substituídos. 

03/01/2019 | 13:43:37
Léo Prates diz que Geraldinho é “engenheiro político”

 

Por Fernanda Dourado

 

Em seu discurso de despedida, o ex-presidente da Câmara e deputado estadual eleito, Léo Prates, teceu muitos elogios a Geraldo Júnior, presidente da Câmara, e até o denominou de engenheiro político. “Comunicador nato. Um engenheiro político. A câmara estará em ótimas mãos”, afirmou Prates. Ele também fez um balanço  à frente da Casa ao ressaltar vários feitos, dentre eles, investimento na comunicação da Câmara. Ele ainda disse que levará a experiência do legislativo municipal para o estadual. 

Antônio Conselheiro