Seja bem vindo! Salvador, 25 de Maio de 2019
   

Mario Sergio Cortella Preste ATENO em quem discorda de voc

Ser feliz sem motivo a mais autntica forma de felicidade.
"Carlos Drummond de Andrade"





10/05/2019
Elza Loiola
Por favor faa reportagens sobre os bairros de Salvador
10/05/2019
Carinha Franca
Tomara que continue assim na Bahia. De um lado DEM do outro PT. Salvador sempre ganha desse jeito.
10/05/2019
Mari Magalhes
Votei em Bolsonaro e me arrependi.
10/05/2019
Carla Pereira
Ser que o VLT vai sair?
09/05/2019
Maria da Silva
Sou de Irec. Estou achano o governo de Elmo pssimo.
Len arma para Gabriel flagrar atitude suspeita de Sampaio

Gabriel (Bruno Gagliasso) tomou um chá que o deixou completamente em transe.

Como matemtico inventou h mais de 150 anos a frmula das buscas no Google

Cada vez que você faz uma busca simples no Google ou em qualquer outro buscador informático, entre os mecanismos de programação que permitem encontrar o que procura há princípios de lógica que foram concebidos há mais de 150 anos. 

 
 
15/03 - 08:02


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (14) que irá vetar a legislação que encerraria sua declaração de emergência nacional na fronteira dos EUA, caso o projeto seja aprovado no Senado norte-americano. "Estou preparado para vetar, se necessário", disse. Trump declarou emergência nacional para financiar a construção de um muro na fronteira com o México. Os democratas, que têm maioria na Câmara dos Deputados, se recusaram, fazendo o mandatário optar pela declaração de emergência, que na prática dá ao presidente permissão para usar fundos federais sem aprovação dos congressistas.

 
15/03 - 07:59


Um ataque a tiros em duas mesquitas na cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, deixou 49 mortos nesta sexta-feira (15). De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, há ainda 48 feridos. O massacre foi transmitido ao vivo pelo atirador na internet.

 
15/03 - 07:57


O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) disse nesta quinta-feira, 14, que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que crimes como corrupção e lavagem sejam julgados na Justiça Eleitoral se estiverem relacionados a caixa dois de campanha “é do Supremo, e decisão judicial se cumpre e não se discute”. Questionado sobre se há algum temor de sua parte, como presidente do Senado, de que a justiça eleitoral não tenha condições de se aprofundar nessas investigações, o presidente negou. “Do ponto de vista da instituição do Senado, e como presidente, eu compreendo que o TSE tem um quadro qualificadíssimo para promover o processamento dessas ações.” O placar do julgamento no Supremo foi apertado, por seis votos a cinco, e marcado por duras críticas a membros do Ministério Público Federal, que são contrários ao entendimento firmado pela maioria da Corte. O voto decisivo foi dado pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli, que, como outros cinco colegas, é contrário a separar crimes comuns e delito eleitoral quando há conexão entre eles. De acordo com ele, a justiça eleitoral é eficiente e “tem um quadro altamente qualificado, composta por ministros do Supremo, ministros do STJ e juristas”. “E nada mais justo que a justiça eleitoral, a partir dessa decisão do STF, se debruce em temas que dizem respeito a processo eleitoral.”

 
15/03 - 07:54


Dias Toffoli anunciou em tom solene a abertura de um inquérito para investigar fake news que “atingem a honorabilidade do Supremo Tribunal Federal, de seus membros e familiares”. Mais tarde, diz a Crusoé, ele fez saber que os alvos do inquérito serão Deltan Dallagnol e outros procuradores da Lava Jato, bem como auditores da Receita que iniciaram uma investigação sobre as transações financeiras de sua mulher, Roberta Rangel, e do casal Gilmar e Guiomar Feitosa Mendes, entre outras dezenas de pessoas públicas – Gilmar tem atribuído o trabalho dos fiscais da Receita a um movimento da Lava Jato.

 
15/03 - 07:52


O primeiro projeto de lei do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) foi apresentado nesta quarta-feira, 13, e flexibiliza a autorização para a instalação de fábricas civis no Brasil destinadas à produção de armas de fogo e munições. O texto foi apresentado no mesmo dia em que dois ex-alunos abriram fogo em uma escola em Suzano (SP). O massacre resultou em dez mortes. Em vigor desde julho de 1934, a atual legislação proíbe, já em seu primeiro artigo, a instalação desse tipo fábrica no Brasil.

 
15/03 - 07:48


Rodrigo Maia convidou Jair Bolsonaro, Dias Toffoli e Davi Alcolumbre para um encontro neste sábado, diz Andréia Sadi.O objetivo é “afinar o diálogo” entre eles, de olho numa agenda comum do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.Jair Bolsonaro deveria levar Sergio Moro junto com ele. Qualquer diálogo com o Legislativo e o Judiciário tem de passar pelo pacote anticrime e pelo futuro da Lava Jato.

 
15/03 - 07:47


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou hoje (14) que respeita a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), ao definir que processos da Operação Lava Jato que envolvem caixa dois e demais atos associados a crimes comuns, como corrupção, devem tramitar na Justiça Eleitoral. Porém, ele ressaltou que ela não está preparada para julgar crimes complexos. “Respeitamos a decisão do STF, mas persistimos no entendimento de que a Justiça Eleitoral, apesar de seus méritos, não está adequadamente estruturada para julgar casos criminais mais complexos, como de corrupção ou lavagem de dinheiro. Mas a decisão do STF será, como deve ser, respeitada.” Em sessão concluída nesta quinta-feira, a Suprema Corte decidiu por 6 votos a 1 pela tramitação dos casos na Justiça Eleitoral. De acordo com a maioria, nos casos envolvendo crimes comuns conexos aos eleitorais, prevalece a competência da Justiça Eleitoral. Segundo os ministros, a Corte somente reafirmou entendimento que prevalece há décadas na sua jurisprudência. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio disse que as sentenças que foram proferidas antes da decisão da Corte sobre a competência da Justiça Eleitoral podem ser anuladas. Na avaliação do ministro, as condenações podem ser afastadas diante da decisão do Supremo.

 
13/03 - 08:08


A disputa política instalada no Ministério da Educação (MEC) levou à demissão do número dois da pasta, o secretário executivo Luiz Antonio Tozi, nesta terça-feira, 12. A saída foi determinada pelo presidente Jair Bolsonaro ao ministro Ricardo Vélez Rodríguez. Desde a semana passada, o ministério já teve sete funcionários afastados, está com editais paralisados e programas sem definição. Não há garantia de que Vélez, que tem sido criticado por apostar em ações de cunho ideológico e dar declarações polêmicas, vá continuar no cargo. Tozi tinha perfil técnico, havia trabalhado para o governo de São Paulo e fazia parte de um grupo que vinha aconselhando Vélez a dar um novo direcionamento para o ministério. Outros dois grupos brigam por poder no MEC: os chamados “olavistas”, ligados ao escritor Olavo de Carvalho – considerado guru do “bolsonarismo” – e os militares. O Estado apurou que a “reformulação” na pasta pode chegar a 20 nomes. Entre os atingidos estariam outros seguidores de Olavo e integrantes do grupo do coronel Ricardo Roquetti, apontado como braço direito de Vélez e que foi desligado nesta segunda-feira, 11. Funcionários ligados a Tozi também devem pedir para deixar o MEC. Não está descartada ainda a saída de Vélez logo depois da viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos, mesmo com o presidente tendo dito nesta terça-feira que ele “continua no cargo”.

 
13/03 - 08:04


O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) negou nesta terça-feira, 12, que o escritor Olavo de Carvalho esteja causando uma crise no governo ao ter gerado uma reação de pessoas ligadas a ele que estavam no Ministério da Educação contra o ministro da pasta, Ricardo Vélez Rodríguez – uma disputa interna derrubou o número 2 do MEC. Nesta terça-feira, Olavo chegou a escrever nas redes sociais que não quer demitir ministro nenhum. “Ele está no papel dele de crítico. Ele pode muito bem falar. A outra opção que ele tem seria ficar quieto e olhar coisas que ele não concorda acontecendo. Certamente, ele, como brasileiro, não vai fazer isso. Gente, serão quatro anos assim. Eu não vejo como crise, vejo como saudável. Você não é a favor da democracia, das críticas? Superfaturam isso”, disse. O parlamentar citou como exemplo o fato dele ter aparecido ao lado do vice-presidente Hamilton Mourão nesta terça-feira. “Você viu como foi meu tratamento com o general Hamilton Mourão hoje? Parecíamos amigos desde criança. E às vezes acham que está tendo um clima, que estamos contra os generais”, afirmou. Os dois se encontraram durante o almoço diplomático oferecido pelo Itamaraty para o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez. Eduardo disse ainda que Olavo é uma “pessoa estudada, letrada” e que suas opiniões “têm um peso diferenciado por conta da história”. O deputado disse ser um “fã” do escritor. “Vou botar um quadro dele lá em casa. Sou fã dele. Em vida ainda para ele conseguir ver a admiração que eu tenho por ele”, disse.

 
13/03 - 07:54

A Advocacia Geral da União recusou uma proposta de Roraima para obter mais R$ 168,3 milhões do governo federal num acordo que evite o fechamento da fronteira com a Venezuela. Desde abril do ano passado, o estado busca no STF uma compensação financeira para gastos extras com saúde e segurança em razão da chegada imigrantes que fogem de Nicolás Maduro. A AGU disse que o governo já despendeu R$ 665,2 milhões para ressarcir o estado e vem se empenhando em transferir os refugiados para outros estados – mais de 4,4 mil já foram acolhidos fora.

 
13/03 - 07:51


O PT, o STF e a imprensa estão em campanha pela prisão domiciliar de Lula. Segundo O Globo, o chefe da ORCRIM está deprimido:“Um amigo que o visita regularmente disse à coluna que o ex-presidente está descrente. Lula é católico. Montou um altar com imagens de santos dentro da cela. No pequeno espaço colocou um buda, um orixá, um crucifixo. Familiares, amigos e advogados acompanham preocupados a tristeza do líder do PT. O receio é de que possa se transformar em algo mais grave e crônico. Na última sexta-feira, a filha Lurian visitou o pai na cadeia. Acompanhada das filhas e de um neto, tentou animá-lo. Lula, normalmente alegre e brincalhão com quem se aproxima, está recluso. Deixou as piadas de lado.”

 
12/03 - 11:43

 

O Mais Infância – projeto voltado para as creches-escolas comunitárias da Bahia, abre, oficialmente, neste sábado (16), às 8h, o ano letivo de 2019, com aula inaugural no Teatro Caetano Veloso, na Universidade Estadual da Bahia (Uneb), no bairro do Cabula, em Salvador. Criado em 2017 pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) para atuar junto a creches baianas, o Mais Infância reunirá 500 educadores de escolas comunitárias na abertura oficial do ano letivo. O tema deste ano é “Por uma infância democrática 

 
12/03 - 11:41


 O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, declarou nesta terça-feira, 12, que a Polícia Federal continuará contribuindo ‘com todos os meios necessários’ contra as tentativas de obstrução às investigações relacionadas ao assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e seu motorista Anderson Gomes, em 14 de março do ano passado. Na manhã desta terça, 12, o policial militar reformado Ronie Lessa e o ex-PM Elcio Vieira de Queiroz foram presos e denunciados por homicídio qualificado pelas mortes de Marielle e Anderson, e por tentativa de homicídio de Fernanda Chaves, uma das assessoras da ex-vereadora que também estava no carro emboscado no Rio. 

 
12/03 - 11:38

 

Uma onda de casos de furtos de combustíveis na malha de oleodutos do País virou questão de segurança nacional e acendeu o alerta do Palácio do Planalto. Nos últimos três anos, quadrilhas especializadas perfuraram 578 pontos das tubulações para roubar gasolina e diesel. A escalada do crime já interrompeu o fluxo de combustíveis para Brasília por três dias em janeiro e levou o governo a estudar propostas para aumentar o rigor da legislação sobre o tema. Dados levantados pela Transpetro, subsidiária da Petrobras, revelam que o número de furtos de combustíveis ao longo da malha de 14 mil quilômetros de dutos (oleodutos e gasodutos) saltou de 72 em 2016 para 261 no ano passado. 
 
12/03 - 08:00


 Um ônibus foi completamente incendiado, na manhã desta terça-feira (12), na Avenida Paralela, em Salvador, na altura do bairro da Paz.

Segundo a TV Bahia, o incêndio começou por volta de 5h40, após o veículo ter uma pane elétrica. Ninguém ficou ferido.

 
12/03 - 07:52


 Uma operação conjunta do Ministério Público e da Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu na madrugada desta terça-feira, 12, dois suspeitos de matar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes no dia 14 de março de 2018. Os presos são Ronie Lessa, policial militar reformado, e Elcio Vieira de Queiroz, que foi expulso da Polícia Militar. Segundo o Ministério Público, os dois foram denunciados depois de análises de diversas provas. Lessa teria sido o autor dos disparos de arma de fogo e Elcio, o condutor do veículo utilizado na ação. O MP informou que o crime foi planejado nos três meses que antecederam os assassinatos. Além dos mandados de prisão, a Operação Lume cumpre mandados de busca e apreensão em endereços dos dois acusados para apreender documentos, celulares, computadores, armas e acessórios. 

 
12/03 - 07:49

Os Estados Unidos ordenaram a retirada da última equipe que permanecia na embaixada do país na Venezuela. A saída deverá ocorrer até o fim da semana. O anúncio foi feito na noite da segunda-feira, 11, pelo secretário de Estado, Mike Pompeo, que justificou a decisão pela “deterioração da situação” venezuelana. Um apagão atinge o país desde a quinta-feira, 7. Os EUA lideram um esforço internacional para forçar a saída do presidente Nicolás Maduro do poder e substituí-lo pelo líder oposicionista Juan Guaidó, que promete organizar uma nova eleição presidencial. 

 
10/03 - 08:32


 Um avião da Ethiopian Airlines com 157 pessoas a bordo caiu neste domingo (10) durante um voo entre a Etiópia e o Quênia. O voo ET-AVJ perdeu contato menos de dez minutos depois de decolar. Ainda não há informações sobre o que provocou o incidente.

 

O avião decolou na cidade de Addis Abeba, capital da Etiópia, às 8h38 no horário local e perdeu contato às 8h44. A queda aconteceu perto da cidade de Bishoftu, ainda em território etiópio. O destino do voo era a cidade de Nairobi, capital do Quênia.

 

"Neste momento, operações de procura e resgate estão em andamento e não temos informações confirmadas sobre sobreviventes ou possíveis vítimas. A equipe da Ethiopian Airlines será enviada para o local do acidente e vai fazer todo o possível para assistir os serviços de emergência", relatou a Ethiopian Airlines em comunicado.

 
10/03 - 05:44

 Um dia depois de o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciar a liberação do tráfego de camimhões no trecho da BR-163, nos sentidos do Porto de Miritituba e de Santarém, no Pará, o presidente Jair Bolsonaro postou no Twitter trecho de um vídeo no qual o ministro garante a um grupo de caminhoneiros que até o ano que vem, o trecho estará asfaltado. “Essa rodovia foi aberta pelo General Geisel, e será concluída pelo Capitão Jair Bolsonaro ”, disse Tarcísio Gomes. A via estave fechada nos últimos dias em razão de fortes chuvas na região. Há, atualmente, dois trechos da rodovia que não estão asfaltados: um, de 51 quilômetros, que chega a Miritituba, e outro, de 58 quilômetros, que leva a Santarém. A BR-163 é uma das principais vias de acesso aos portos do chamado Arco Norte, usados para a exportação de soja e milho do país.

 
07/03 - 08:55


Dirigentes do PT que articulam um nome alternativo ao de Gleisi Hoffmann para a presidência do partido usam como um dos argumentos para defender o “plano B” a previsão de que o presidente Jair Bolsonaro poderá “cair antes do tempo”, diz a Crusoé. Na avaliação desses petistas, Bolsonaro só consegue se segurar até uma eventual aprovação da reforma da Previdência.

 
07/03 - 08:52


O presidente Jair Bolsonaro ouviu nesta quarta-feira, 6, de auxiliares próximos a avaliação de que a postagem em sua conta no Twitter de um vídeo no qual dois homens aparecem em atos obscenos no carnaval foi considerada “inapropriada” e “chocante”. A repercussão causou desconforto no núcleo central do governo.

 
07/03 - 08:14


Uma única aposta de Gravataí (RS) acertou os seis números sorteados no concurso 2131 da Mega-Sena e vai receber o prêmio de R$ 78.938.208,62. O sorteio 2131 da Caixa Ecônomica Federal ocorreu às 20h desta quarta-feira, em Itupeva (SP). Quatrocentas e catorze apostas acertaram cinco dezenas do concursa e vão receber prêmio de R$ 9.335; já a quadra teve 16.733 apostas vencedoras, com prêmio de R$ 329. O próximo concurso da Mega-Sena será no sábado (9) e tem prêmio estimado em R$ 3 milhões.

Agência Brasil
 

 
07/03 - 08:05


O presidente Jair Bolsonaro (PSL) anunciou nesta quarta-feira (6) que vai processar José de Abreu, 72. Apoiador histórico do PT e crítico do atual governo, o ator se proclamou no último dia 25 de fevereiro presidente do Brasil.Na manhã desta quarta, Abreu escreveu no Twitter: "Alo, @jairbolsonaro, seu meteoro chegou! Sou eu, seu fascista!". Minutos depois, Bolsonaro respondeu ao ator: "Estamos processando alguns e este 'meteoro' será o próximo!".

 
07/03 - 08:00


Um motorista perdeu o controle do carro que dirigia, no início desta quinta-feira (7), e bateu em um poste, próximo à entrada do Terminal Rodoviário de Salvador. Sem deixar feridos, o acidente foi registrado por volta das 5h19.

 
07/03 - 07:56


O clima de paz e amor entre os dois principais líderes políticos da Bahia reinou no Carnaval de 2019. O prefeito de Salvador, ACM Neto, e o governador Rui Costa mantiveram o prenúncio de harmonia durante todos os dias de festa e mesmo entre os integrantes do primeiro escalão não houve tensão. No máximo, um tom mais ácido envolvendo o polêmico cantor e deputado federal Igor Kannário. Aliado de Neto, o parlamentar foi para o circuito estampando na roupa “Comando da Paz”, nome de uma facção criminosa, e foi alvo de críticas de integrantes da Secretaria de Segurança Pública.

 
07/05/2019 | 15:37:07
Contrato ViaBahia

(Por Fernanda Dourado)

As denúncias contra a Via Bahia - concessionária responsável pela concessão das BRs 324 e 116 - sempre foram recorrentes na Assembleia Legislativa da Bahia. São 680 quilômetros de rodovias administrados pela empresa, mas parece que extensão é apenas na quilometragem, no tamanho do contrato que totaliza 180 páginas (o documento com o anexo), e, também na duração da concessão de 25 anos. O contrato foi assinado no dia 03/09/2009 e vai até 19/10/2034.

07/05/2019 | 15:36:02
Condenao

( Por Fernanda Dourado) 

Em 2018, a concessionária foi condenada após determinação da Justiça Federal a duplicar os subtrechos 15 e 20 da BR-116, a partir do km-735, que vai do sudoeste baiano até a divisa com Minas Gerais. Além disso, a empresa também foi condenada a pagar R$ 5 milhões por danos morais e coletivos por conta do atraso na entrega das obras, que deveria ter sido realizada em setembro do ano passado. Ainda de acordo com a decisão, a concessionária tinha até 6 meses para apresentar os projetos e licenciamentos de execução das obras à Agência.

07/05/2019 | 15:34:50
Pedgio foram construdos rapidamente

(Por Fernanda Dourado)  

Em entrevista ao Bahia Repórter, o deputado estadual Tiago Correa - presidente da Comissão de Direito do Consumidor na Casa - afirmou que uma reunião conjunta entre o Colegiado que preside e o da Infraestrutura, comandado pelo deputado estadual Pedro Tavares, receberá nesta terça-feira, (07), às 9 h, o Diretor Presidente da Concessionária, José Bartolomeu, - para questionar a respeito dos atrasos, dentre outros assuntos referentes ao contrato. “Foi dado um ano para a duplicação da BR-116, de Vitória da Conquista até a divisa com Minas Gerais, mas sequer foram apresentados os estudos. Já passaram seis meses! São diversos itens que não estão sendo cumpridos: a duplicação, as vias acessórias, as passarelas, o entorno. Mas as praças de pedágios ficaram prontas rapidinho”, ironizou o deputado estadual Tiago Correia em entrevista ao Bahia Repórter. Outro ponto que o deputado estadual, Tiago Correa, destacou é que um dos tipos de obras de ampliação está condicionado ao volume de tráfego: quando determinado trecho da rodovia atingisse um número estipulado de tráfego diário de veículos, a concessionária teria a obrigação de ampliá-lo. É o caso dos trechos 15 a 20 da BR-116, que totalizam 199 quilômetros de extensão. “Desde 2011 alcançaram o tráfego de 6.500 veículos diários, mas a ampliação não veio e a população sofre com isso”, afirmou o legislador. De acordo com as cláusulas de contrato, a Viabahia começaria as obras, divididas em cinco etapas, a partir de setembro de 2013. A quinta e última etapa deveria ser concluída em setembro de 2017, contudo a obra não foi iniciada.


O Bahia Repórter entrou em contato com a Via Bahia, mas não obteve resposta até o fechamento da matéria.

07/05/2019 | 15:29:16
Governo Federal

 (Por Fernanda Dourado) 

 Em 2009, a União concedeu à Viabahia a exploração das rodovias federais BR-116 (entre Feira de Santana e a divisa da Bahia com Minas Gerais) e BR-324 (entre Salvador e Feira de Santana). Em contrapartida, a concessionária tinha a obrigação de executar obras de recuperação, manutenção, conservação e ampliação da capacidade das rodovias, com a remuneração proveniente do pedágio.

07/05/2019 | 15:26:05
Ministrio dos Transportes

(Por Fernanda Dourado) 

Em 2013, o senador Walter Pinheiro (PT/BA), pediu providências ao ministro dos Transportes, César Borges. Na época, o ministro informou que foi aberto processo contra a concessionária que poderia levar à caducidade do contrato. Preço pedágio - A Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia decidiu questionar judicialmente o novo reajuste nas tarifas dos pedágios das rodovias BR-324, no trecho que liga Salvador a Feira de Santana, e BR-116, no trecho que vai de Feira à divisa com Minas Gerais.

07/05/2019 | 15:22:12
Pedgio
(Por Fernanda Dourado) Pedgio - Em 2018, as tarifas dos pedgios da BR-324 e 116 foram reajustadas pela concessionria ViaBahia - que administra as rodovias. Na poca, o aumento foi de cerca de 15%, segundo a empresa. O aumento foi autorizado pela Agncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em publicao no Dirio Oficial da Unio. Para os automveis, a tarifa subiu de R$ 4,50 para R$ 5,10 na BR-116 e de R$ 2,50 para R$ 2,90 na BR-324. Os valores do pedgio levam em considerao a variao do ndice Nacional de Preos ao Consumidor Amplo (IPCA) no perodo, com vista recomposio tarifria. A tarifa gera recursos para a operao das rodovias e, consequentemente, melhorias para os usurios, diz empresa.
07/05/2019 | 15:22:12
Pedgio

(Por Fernanda Dourado)

 Pedágio - Em 2018, as tarifas dos pedágios da BR-324 e 116 foram reajustadas pela concessionária ViaBahia - que administra as rodovias. Na época, o aumento foi de cerca de 15%, segundo a empresa. O aumento foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em publicação no Diário Oficial da União. Para os automóveis, a tarifa subiu de R$ 4,50 para R$ 5,10 na BR-116 e de R$ 2,50 para R$ 2,90 na BR-324. Os valores do pedágio levam em consideração a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no período, com vista à recomposição tarifária. A tarifa gera recursos para a operação das rodovias e, consequentemente, melhorias para os usuários, diz empresa.

26/04/2019 | 10:44:22
Confiana do comrcio fica estvel em abril, diz FGV

 

 

O Índice de Confiança do Comércio, da Fundação Getulio Vargas (FGV), ficou estável em abril deste ano, em 96,8 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Em médias móveis trimestrais, o indicador recuou 2,3 pontos, segunda queda seguida. Em abril, a confiança caiu em nove dos 13 segmentos pesquisados pela FGV. O Índice de Situação Atual, que avalia a percepção dos empresários do comércio sobre o momento presente, subiu 3,3 pontos, para 92,3 pontos. O Índice de Expectativas, que mede a confiança dos empresários no futuro, recuou 3,2 pontos, ao passar para 101,4 pontos, menor valor desde outubro de 2018 (97,6 pontos). De acordo com o pesquisador da FGV, Rodolpho Tobler, o cenário ainda é de recuperação, mas “esta tende a ser gradual, sob influência dos altos níveis de incerteza e da baixa confiança do consumidor”.

Antnio Conselheiro