Litoral Norte: ONG atinge marca de 40 milhões de tartarugas soltas no mar

Foto: Reprodução / TV Bahia

Cem tartarugas nascidas na Praia do Forte, no Litoral Norte, foram soltas na areia da praia para o mar. Os animais são filhotes da espécie cabeçuda. Segundo o G1, a soltura dos filhotes foi para celebrar o marco histórico que o Projeto Tamar atingiu de liberar cerca de 40 milhões de tartarugas, entre filhotes, juvenis e adultas, neste ano. A ação ocorreu na última sexta-feira (13).

 

Filhotes de tartarugas nascem ou são levados para areia sempre a partir do fim da tarde devido aos problemas com o sol. Os animais soltos na sexta tinham menos de um dia de vida e ficaram algumas horas no laboratório do Projeto Tamar, esperando o momento de ganhar a liberdade. Além do marco de 40 milhões de tartarugas soltas, o Projeto Tamar comemorou os 40 anos dedicados à preservação desses animais.

 

Ainda segundo reportagem, soltos do mar, os filhotes nadam por quase uma semana até chegar em alto-mar. Uma reserva de energia ajuda na tentativa de chegada ao destino, o que faz com que esses animais não precisem se alimentar. A previsão é que daqui a 30 anos, já adultas, muitas irão voltar para desovar nas mesmas praias onde nasceram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *