Conecte-se Conosco

Política

Política fiscal e inflação devem forçar BC a ser ainda mais agressivo na alta de juros

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

As medidas do governo para aumentar os gastos sociais às vésperas das eleições tendem a colocar uma pressão adicional sobre a inflação, em um cenário no qual o processo de alta dos preços em escala global também tem influenciado a dinâmica inflacionária local.
 

Nesse cenário, economistas avaliam que os reflexos das políticas adotadas pelo governo Bolsonaro na inflação de médio prazo devem forçar o BC (Banco Central) a ter de ser ainda mais agressivo na condução da política monetária.
 

Desde março de 2021, a autoridade monetária já elevou a taxa Selic da mínima histórica de 2% ao ano para os atuais 13,25%. E, no boletim Focus, a estimativa mediana dos economistas indica mais uma alta de 0,50 ponto percentual no encontro dos dias 2 e 3 de agosto, com a taxa básica de juros em 13,75% em dezembro de 2022, recuando para 10,75% até o final de 2023.
 

No entanto, a política fiscal expansionista, bem como as dúvidas que pairam acerca da condução da economia a partir de 2023, faz com que um número cada vez maior de agentes econômicos passe a apostar que o BC tenha de ser ainda mais duro no processo de ajuste nos juros.
 

Seja com mais aumentos do que o previsto pelo consenso de mercado na Selic, seja com a manutenção da taxa em patamares elevados por mais tempo do que o esperado.
 

Economista-chefe da Itaú Asset, Thomas Wu projeta que a taxa Selic irá alcançar os 13,75% ao final do atual ciclo de alta dos juros. Mas, diferentemente dos pares, avalia que dificilmente a autoridade monetária terá espaço para promover alguma redução da Selic em 2023.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Novo retorno na Av. Juracy Magalhães já pode ser acessado

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Um novo retorno foi aberto nesta segunda-feira (18) na Avenida Juracy Magalhães, logo após o elevado localizado nas imediações da Embasa. O retorno servirá para encurtar o caminho de quem vem do sentido Shopping da Bahia e precisa voltar para o sentido Itaigara. Com isso, esses condutores não precisarão mais fazer o retorno embaixo do viaduto do Complexo Rei Pelé (Lucaia).

Para acessar o retorno, os condutores deverão subir o elevado e virar à esquerda, de onde podem seguir para o sentido Itaigara. Quem estiver na Avenida Juracy Magalhães vindo do sentido Shopping da Bahia e precisar seguir para Garibaldi/Vasco da Gama também pode subir o elevador e, neste caso, deve seguir direto. Já os condutores que quiserem chegar no Horto Florestal devem se manter obrigatoriamente na faixa da direita da Juracy Magalhães, não precisando transitar pelo elevado.

O novo retorno integra as obras do BRT que estão sendo realizadas no local. Os agentes de trânsito intensificam as atuações no local para ordenar o fluxo e orientar condutores e pedestres. A sinalização também foi reforçada com painéis eletrônicos para informar o cidadão sobre as alterações.

Continue lendo

Política

“Prefeitinho mau-caráter e de quinta categoria”, dispara Raimundinho da JR contra o prefeito de Brumado

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!


O deputado estadual, Raimundinho da Jr, (PL) fez críticas ásperas ao prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, (PSB), após o gestor municipal acusar o governador Jerônimo Rodrigues, do PT, de comprar os deputados estaduais.

“Minha indignação vem do desrespeito daquele prefeitinho da cidade de Brumado. Será que a ideologia dele é comprar os vereadores do município?”, questiona Raimundinho da JR.

O legislador – que é assíduo na Tribuna do Parlamento, defendeu o Legislativo Estadual e colegas além de lembrar ao Chefe do Executivo de Brumado que o Parlamento deve ser respeitado.

“Ele deveria se respeitar e respeitar esta Casa. O Governo do Estado não precisa comprar ninguém para aprovar os projetos. Para mim, você não passa de um prefeitinho de quinta categoria e mau-caráter”, disparou o parlamentar durante sessão parlamentar nesta segunda-feira (18).

Continue lendo

Política

Vladimir Putin vence eleição presidencial na Rússia e garante mais seis anos no poder

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Vladimir Putin garantiu mais seis anos como presidente da Rússia após a eleição presidencial deste domingo, com cerca de 87,4% dos votos em leitura preliminar. As informações foram divulgadas pela Comissão Eleitoral Central do país na televisão estatal. 

O resultado excede em muito o recorde anterior do presidente em exercício de 77% nas eleições de 2018.

A participação preliminar foi estimada em 74,22%. Este é o valor mais elevado desde que Boris Yeltsin se tornou presidente em 1991, após o colapso da União Soviética, e bem acima da participação de 67,5% registada em 2018. Pelo menos seis regiões russas afirmaram que a participação foi superior a 90%. 

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com