“Algumas regiões da cidade já registram 250 milímetros no acúmulo das últimas 12 horas. Não há cidade no mundo que resista a tanta água em tão pouco tempo”, diz Bruno Reis

(Por Fernanda Dourado)

Em entrevista ao Bahia Repórter o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, (DEM) afirmou que toda a equipe da prefeitura da capital baiana  está mobilizada deste a madrugada para dar respostas rápidas aos efeitos das chuvas intensas na capital baiana.

O gestor municipal ainda lembrou que o volume de chuva foi muito maior do que o esperado e enfatizou que em diversos pontos da cidade o volume foi quase quatro vezes mais que o previsto – já que previsão era chover entre 40 e 60 milímetros durante o dia. Mas, de acordo com ele, de 7h às 10h, choveu algo em torno de 170 milímetros. “No acumulado das últimas 12 horas, algumas regiões da cidade já registram 250 milímetros. Não há cidade no mundo que resista a tanta água em tão pouco tempo. Mas, Salvador, hoje, está muito mais preparada para enfrentar os períodos de chuvas intensas do que no passado”, afirmou o democrata. 

Bruno ainda falou que além de obras de macrodrenagem a prefeitura desenvolveu também um trabalho permanente para preservar vidas. Investimos mais de R$ 200 milhões em obras para evitar deslizamentos de terra, com contenção de encostas e aplicação de geomantas, protegendo as famílias que vivem em cerca de 300 áreas de elevado risco em Salvador”, afirmou o dentista. 

Caos em Salvador 

As fortes chuvas que atingiram a cidade de Salvador na noite desta segunda-feira e nesta terça-feira (26) causaram diversos transtornos.

Segundo o diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sothenes Macêdo, até às 11h, desta terça-feira (26/11), foram 128 ocorrências: 8 alagamentos de área, 42 alagamentos de imóveis, sete ameças de desabamento, 13 ameaças de deslizamento, duas árvores caidas, 3 desabamentos de imóveis, 7 deslizamentos de muro, 4  desabamentos parciais, 40 deslizamentos de terra, um destelhamento de imóvel, uma infiltração. Em caso de emergência, o telefone 199 deve ser acionado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *