Conecte-se Conosco

Política

Política fiscal e inflação devem forçar BC a ser ainda mais agressivo na alta de juros

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

As medidas do governo para aumentar os gastos sociais às vésperas das eleições tendem a colocar uma pressão adicional sobre a inflação, em um cenário no qual o processo de alta dos preços em escala global também tem influenciado a dinâmica inflacionária local.
 

Nesse cenário, economistas avaliam que os reflexos das políticas adotadas pelo governo Bolsonaro na inflação de médio prazo devem forçar o BC (Banco Central) a ter de ser ainda mais agressivo na condução da política monetária.
 

Desde março de 2021, a autoridade monetária já elevou a taxa Selic da mínima histórica de 2% ao ano para os atuais 13,25%. E, no boletim Focus, a estimativa mediana dos economistas indica mais uma alta de 0,50 ponto percentual no encontro dos dias 2 e 3 de agosto, com a taxa básica de juros em 13,75% em dezembro de 2022, recuando para 10,75% até o final de 2023.
 

No entanto, a política fiscal expansionista, bem como as dúvidas que pairam acerca da condução da economia a partir de 2023, faz com que um número cada vez maior de agentes econômicos passe a apostar que o BC tenha de ser ainda mais duro no processo de ajuste nos juros.
 

Seja com mais aumentos do que o previsto pelo consenso de mercado na Selic, seja com a manutenção da taxa em patamares elevados por mais tempo do que o esperado.
 

Economista-chefe da Itaú Asset, Thomas Wu projeta que a taxa Selic irá alcançar os 13,75% ao final do atual ciclo de alta dos juros. Mas, diferentemente dos pares, avalia que dificilmente a autoridade monetária terá espaço para promover alguma redução da Selic em 2023.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vídeo: Dilúvio em Dubai: o que pode explicar chuva de um ano em um dia?

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Carros ficam presos após uma tempestade atingir Dubai, em Dubai, Emirados Árabes Unidos, em 16 de abril de 2024 Imagem: REUTERS

Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, viveu ontem (16) seu maior dia de chuva em 75 anos: foram 120mm em 24 horas, um volume equivalente à chuva esperada para o ano todo na cidade.

A tempestade incomum causou inundações generalizadas, interrupções em viagens e muitos danos por todo o país. Um homem de 70 anos morreu no emirado de Ras Al Khaima, a pouco mais de uma hora de Dubai. Os níveis recordes de chuva também paralisaram Omã, país vizinho, onde pelo menos 18 pessoas morreram.

O que pode explicar chuva incomum?

Chuvas “artificiais” do deserto. Países como os Emirados Árabes, Omã e Arábia Saudita utilizam um processo chamado semeadura de nuvens, que usa aviões ou helicópteros para pulverizar agentes químicos nas nuvens, o que resulta na condensação dessas nuvens e eventualmente causa chuvas.


Então, a semeadura de nuvens pode estar por trás das chuvas recentes? Segundo a agência de notícias Associated Press, as chuvas poderiam ter sido acentuadas por esse processo artificial, que teria sido realizado exatamente antes das tempestades. No entanto, de acordo com o The National News, dos Emirados Árabes, a semeadura de nuvens nunca teria resultado nas fortes chuvas que caíram em todo o país.

Um porta-voz do Centro Nacional de Meteorologia dos Emirados Árabes reforçou que era impossível vincular as operações de semeadura de nuvens à tempestade. Segundo especialistas ouvidos pelo jornal árabe, está claro que, mesmo que o país não tivesse realizado essas intervenções, as chuvas extremas ainda teriam acontecido.

No entanto, órgão ainda está estudando situação. Ainda segundo a publicação, essas intervenções podem ter tido um impacto na quantidade de chuva que caiu no país nesta semana, mas não está claro exatamente quanto. fonte : Uol


Continue lendo

Política

Líder da oposição na Câmara dos Deputados pede lista de presentes recebidos por Lula e Janja

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Líder da oposição na Câmara, o deputado Filipe Barros (PL-PR) protocolou requerimento solicitando a lista de todos os presentes recebidos pelo presidente Lula, a primeira-dama Janja e os ministros de Estado em viagens oficiais.

O pedido foi apresentado pelo parlamentar bolsonarista nesta quarta-feira (17). Ele solicita a lista completa de presentes recebidos no período de 1º de janeiro de 2023, primeiro dia de mandato de Lula, até 16 de abril deste ano, conforme publicação do Metrópoles.

Além da lista de presentes, o líder da oposição na Câmara pede a data de recebimento, o valor, a finalidade e a tramitação interna dos presentes dentro da Presidência da República.

Em sua justificativa, Barros alega que, até junho de 2023, Lula teria recebido 231 presentes oficiais. Segundo o deputado, a maior parte dos presentes teria sido dada por autoridades da China.

Continue lendo

Política

PF deflagra operação contra fraude em contratação de empresa por prefeitura do Sul baiano

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (18) em Ilhéus e Itabuna, no Sul; e Salvador. Intitulada de “Teatro Mambembe”, a operação investiga supostas fraudes e desvios pela prefeitura de Ilhéus, informou o Políticos do Sul da Bahia, parceiro do Bahia Notícias. O caso envolve a contratação de uma empresa para fazer manutenção e conservação de prédios públicos. Ao todo, 13 mandados de busca e apreensão são cumpridos.

Segundo o G1, as investigações começaram em 2022 e apontam a suspeita de um esquema de direcionamento da licitação para a empresa vencedora; fraude documental e superfaturamento dos serviços contratados, o que teria acarretado em prejuízos para a população.

Ainda segundo informações, diversas obras não foram executadas pela empresa vencedora da licitação, mas por pessoas vinculadas a agentes públicos da prefeitura e da Câmara de Vereadores.

A PF informou que a empresa investigada atua desde 2019 e teria sido beneficiada em contratos que somam mais de R$ 50 milhões. 

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com