Por unanimidade, Assembleia aprova criação da Bahiainsulina

 

 

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, na manhã desta quinta-feira (26), em sessão semipresencial, o Projeto de Lei nº 23.944/202, que autoriza a criação da nova estatal Bahiainsulina, a Companhia Baiana de Insulina.

A proposta enviada pelo governador Rui Costa (PT) prevê o custo de R$ 200 milhões, subsidiados por uma empresa privada, por meio de licitação. Com a aprovação, a Bahia será o primeiro estado do país a produzir insulina.

O equipamento está sendo elaborado há três anos em parceria com a empresa ucraniana Indar. A Bahiainsulina terá sede em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e integrará a estrutura da Administração Pública indireta, vinculada à Secretaria da Saúde (Sesab).

“Houve um debate muito intenso na ALBA a respeito da implantação da nova estatal, mas contamos, mais uma vez, com a maturidade política das bancadas da Situação e, sobretudo, da Oposição para defender, em primeiro lugar, os interesses do povo baiano. A BahiaInsulina será importantíssima para, pelo menos, 12 milhões de brasileiros – e mais de 200 mil baianos – com diabetes e que necessitam do hormônio”, elogiou o presidente da Casa, Nelson Leal (PP).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *