Conecte-se Conosco

Política

Política fiscal e inflação devem forçar BC a ser ainda mais agressivo na alta de juros

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

As medidas do governo para aumentar os gastos sociais às vésperas das eleições tendem a colocar uma pressão adicional sobre a inflação, em um cenário no qual o processo de alta dos preços em escala global também tem influenciado a dinâmica inflacionária local.
 

Nesse cenário, economistas avaliam que os reflexos das políticas adotadas pelo governo Bolsonaro na inflação de médio prazo devem forçar o BC (Banco Central) a ter de ser ainda mais agressivo na condução da política monetária.
 

Desde março de 2021, a autoridade monetária já elevou a taxa Selic da mínima histórica de 2% ao ano para os atuais 13,25%. E, no boletim Focus, a estimativa mediana dos economistas indica mais uma alta de 0,50 ponto percentual no encontro dos dias 2 e 3 de agosto, com a taxa básica de juros em 13,75% em dezembro de 2022, recuando para 10,75% até o final de 2023.
 

No entanto, a política fiscal expansionista, bem como as dúvidas que pairam acerca da condução da economia a partir de 2023, faz com que um número cada vez maior de agentes econômicos passe a apostar que o BC tenha de ser ainda mais duro no processo de ajuste nos juros.
 

Seja com mais aumentos do que o previsto pelo consenso de mercado na Selic, seja com a manutenção da taxa em patamares elevados por mais tempo do que o esperado.
 

Economista-chefe da Itaú Asset, Thomas Wu projeta que a taxa Selic irá alcançar os 13,75% ao final do atual ciclo de alta dos juros. Mas, diferentemente dos pares, avalia que dificilmente a autoridade monetária terá espaço para promover alguma redução da Selic em 2023.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Davi manda nova mensagem a Mani em meio à polêmica: ‘Tentando entender’

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Neste domingo (21), no Instagram, o ex-participante comentou sobre a polêmica em torno do relacionamento. “É uma loucura tudo que está acontecendo. Depois do confinamento, fui bombardeado de fatos, informações e conflitos, e imagino que você também.. Ainda tô tentando entender as coisas.. Não vou me justificar, mas vou gritar para o mundo a mulher gigante que você é”, declarou.

Continue lendo

Política

Padilha levanta bandeira branca para Lira: “Estou à disposição”

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Neste sábado (20), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT-SP), reiterou sua disposição para o diálogo e afirmou que não há nenhum problema com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Em declarações à imprensa, Padilha enfatizou sua abertura para conversas com o deputado.

“Meu gabinete está aberto, minha disposição, aberta, meu celular funciona 24 horas por dia”, afirmou Padilha. “Estou sempre à disposição de qualquer diálogo, conversa, seja com líderes da base ou da oposição”, completou o ministro.

Essas declarações de Padilha surgem em um contexto em que o Palácio do Planalto tem se empenhado em resolver divergências e aprimorar o entendimento com o Legislativo. Uma série de reuniões tem sido realizada com líderes partidários, ministros, deputados e senadores, buscando encerrar as confusões que se intensificaram nas últimas semanas.

Continue lendo

Política

Ministro diz que não há crise entre governo Lula e Congresso

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT-SP), afirmou categoricamente que não há uma crise entre o governo do presidente Lula e o Congresso Nacional.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com