Salvador pode comprar 103 mil doses da Coronavac e conversa com J&J

A prefeitura de Salvador planeja adquirir 103 mil doses da Coronavac, vacina do laboratório chinês Sinovac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, para imunizar profissionais de saúde das redes pública e privada contra a Covid-19. A gestão também conversa com outros fabricantes para comprar um número maior de vacinas, já que o ideal é que a prefeitura comece a campanha de vacinação com 380 mil doses à disposição, segundo o prefeito Bruno Reis (DEM).

“Para nós, não importa a nacionalidade da vacina. O importante é que ela seja autorizada, segura e tenha eficácia. Já temos recursos assegurados para a compra, e o ideal é que, de largada, Salvador tenha 380 mil doses para imunizar não apenas os profissionais de saúde, mas também os idosos acima de 60 anos”, disse Bruno durante inauguração da Lagoa dos Dinossauros, no bairro do Stiep.

A prefeitura também tem conversas avançadas para comprar a vacina da Janssen, da Jonhson & Jonhson, a ideal para a cidade, como explicou o prefeito. “Ela pode ser aplicada em uma única dose e tem mais de 90% de eficácia, além de poder ser guardada em uma temperatura entre dois graus e oito graus negativos, ou seja, dentro dos padrões de armazenamento de todas as nossas unidades de saúde”, disse.

A prefeitura já reservou R$80 milhões no orçamento de 2021 para a aquisição de vacinas que sejam autorizadas pela Anvisa. “Estamos conversando com vários laboratórios. E tudo depende também da forma de pagamento, do prazo de entrega e da quantidade de doses disponibilizadas para a venda. A Moderna, por exemplo, queria vender 6 milhões de doses para Salvador, na vacina que é aplicada duas vezes para ter eficácia. Nesse caso, em função de não termos recursos suficientes para uma aquisição nesse montante, o ideal para Salvador seria nos juntarmos a outros municípios e estados para fazer uma compra conjunta. Só que a Moderna só teria disponibilidade para entregar em outubro e estamos tentando antecipar o prazo”, acrescentou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *