Seja bem vindo! Salvador, 25 de Fevereiro de 2018
   
Destaque
Publicada em 19 de Outubro de 2017 ás 10:53:24 Share

Alunos de creche incendiada em Janaúba voltam às aulas

Alunos da creche Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, incendiada em Janaúba (MG) no dia 5 deste mês, voltaram às aulas nesta quinta-feira (19). Eles foram direcionados ao prédio da Unidade de Atendimento Infantojuvenil do município e terão aulas ali até que a creche seja reconstruída. Na terça-feira (17) e ontem (18), o local foi apresentado aos funcionários da creche e aos pais dos alunos. Além disso, segundo a prefeitura de Janaúba, todas as famílias têm recebido assistência psicológica e social. Na manhã do dia 5 de outubro, o vigia Damião Soares dos Santos, de 50 anos, entrou na creche, onde trabalhava, e ateou fogo em crianças e nele mesmo. Foram 11 os mortos - nove crianças, a professora Heley Abreu Batista, de 43 anos, e o autor do ataque, além de 48 pessoas feridas. A reconstrução da creche Gente Inocente será financiada por um grupo de empresários de Janaúba e Montes Claros e a previsão de retomada das aulas no local é no início de 2018.

Leia Também
PT lança pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República

 Mesmo com a manutenção da condenação de Luiz Inácio Lula da Silva no caso tríplex da Operação Lava Jato , o Partido dos Trabalhadores (PT) lança na manhã desta quinta-feira (25), em reunião ampliada da comissão executiva do partido, o nome do ex-presidente como pré-candidato à Presidência da República para as eleições deste ano. A candidatura, entretanto, só poderá ser formalizada em agosto. No início da reunião, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que o encontro e o lançamento da candidatura de Lula são um ato político. "Ontem, o Brasil conheceu o tamanho da nossa militância", disse, lembrando dos movimentos que ocorreram pelo País contra a sentença do ex-presidente. "Para prender o Lula, vocês vão ter de prender milhares de brasileiros", afirmou Lindbergh Farias, líder do PT no Senado.

 
Alex Lima lamenta morte de Marcinho do MST e pede rigorosidade nas investigações
O deputado estadual Alex Lima (Podemos) lamentou a morte de Márcio Oliveira Matos, 32 anos, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), assassinado na noite desta quarta-feira (24) na cidade de Iramaia, região da Chapada da Diamantina. “Com muita tristeza recebi a notícia da morte de Marcinho. Apesar de jovem, ele sempre se destacou pela força, coragem e militância que resultou em grandes conquistas para o Movimento Sem Terra. Registro toda minha solidariedade e sentimentos de pesar para familiares e amigos deste grande guerreiro que dedicou sua vida à promoção da igualdade social”, disse o deputado, pedindo rigorosidade nas investigações. “Peço à Secretaria de Segurança Pública celeridade nas investigações para que os autores deste crime covarde sejam identificados e punidos. Para nós, que acompanhamos toda disposição e alegria de Marcinho, fica apenas a saudade e as lembranças de uma trajetória dedicada às políticas de reparação”, completou.
 
Jornalistas de vários países acompanham julgamento de Lula no TRF-4

 Jornalistas de vários países acompanham julgamento de Lula no TRF-4

Cerca de 130 jornalistas brasileiros e dos quatro cantos do mundo acompanham o julgamento histórico do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva da sala de imprensa montada em um auditório do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), que julga na manhã desta quarta-feira, 24, os recursos contra a condenação do ex-presidente a 9 anos e 6 meses de prisão no caso tríplex.Às 10h28, o relator dos casos da Operação Lava Jato, desembargador João Pedro Gebran Neto começou a fala para leitura de seu voto da sentença de revisão da sentença.Há jornalistas dos Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, França, Espanha, Dinamarca, Catar e Argentina entre os credenciados, além dos jornalistas brasileiros. Eles acompanham a sessão por dois telões que acompanham a sessão e transmitem as notícias em tempo real por TV, internet e rádio.São 43 correspondentes estrangeiros e cerca de 250 profissionais de imprensa do Brasil, que estarão nas áreas destinadas à cobertura jornalística do julgamento, dentro e fora do tribunal. A área interna do TRF-4 é restrita a um grupo.Ao lado de fora do Tribunal, nas ruas de Porto Alegre e outras capitais do país, manifestantes a favor e contra o ex-presidente aguardam o resultado da sessão.Inconformado com a pena de 9 anos e 6 meses de prisão imposta pelo juiz federal Sérgio Moro, o ex-presidente recorreu ao Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, a Corte de apelação da Lava Jato. Ele nega ser dono do imóvel do Guarujá, que é visto pelo magistrado, em sentença de julho de 2017, como propina de R$ 2,2 milhões da empreiteira OAS.
 
Centro de Convenções: Pablo Barrozo ironiza e diz que ACM Neto deu uma "mãozinha" a Rui Costa; Rosemberg Pinto diz que governo também fará um Centro de Convenções
(Por Fernanda Dourado) O novo Centro de Convenções - que será construído na área do antigo aeroclube - foi a pauta nos corredores da Assembleia da Bahia e causou muito burburinho político. Lado a lado, os deputados estaduais Pablo Barroso (DEM) e Rosemberg Pinto (PT) conseguiram prender a atenção de diversos comunicadores presentes quando concediam uma entrevista ao jornalista Cristóvão Rodrigues a respeito do anúncio da obra. O embate político e as respostas irônicas de ambos para defender seus líderes políticos em relação ao Centro de Convenções eram escutadas com atenção pelos jornalistas. De um lado o petista, que além de afirmar que o prazo de 1 ano e 2 meses dado pelo gestor da capital baiana para construção é um mito, ironizou o anúncio ao afirmar que o Centro de Convenções idealizado por Neto é um espaço para casamentos e formaturas. "Eu desafio a prefeitura a concluir o Centro neste prazo anunciado. Vai ser no mínimo 4 anos. Espero que entregue antes. Vender sonhos é diferente do que faz o governador Rui Costa que entrega a realidade. São Paulo tem cinco centro de Convenções. Salvador também precisa de um. Mas este que ACM Neto quer construir em Salvador é destinado para formaturas e casamentos, ou seja, um cerimonial. Nós vamos construir um Centro de convenções à Bahia. E temos a nossa marca que é o metrô", alfinetou Pinto. O democrata - que estava rindo aos quatro cantos com a notícia - aproveitou o gancho para defender o prefeito com diversas indiretas para o governador e os governistas da Casa. "O prazo de 4 anos é para o governo de Rui Costa. Nós vamos entregar a obra no tempo que foi estipulado. Acho que o governador deveria está feliz com a "mãozinha" que o prefeito está dando para ele, já que o Centro de Convenções não irá beneficiar apenas Salvador, mas a Bahia. Vamos gerar emprego, renda e movimentar o turismo baiano. Vamos fazer o que o governo incompetente e omisso não fez. Só esperamos agora que o governo cumpra com a Ponte Salvador-Itaparica", satirizou Barroso. Outro assunto debatido entre legisladores de diversos partidos foi a forma sigilosa a respeito do planejamento da construção do Centro de Convenções em Salvador e como a notícia não vazou à imprensa. Até os oposicionistas confirmaram que a informação foi guardada a sete chaves. Mas uma coisa é certa, às sete chaves distribuídas pelo prefeito ACM Neto foram dadas apenas às pessoas de inteira confiança dele, já que quem abriu o grande baú e revelou o tesouro foi o próprio prefeito da cidade.
 
Guinness Book

( Por Fernanda Dourado) 

 Portadora da doença degenerativa que faz com que as células parem de produzir colágeno, Verônica Almeida, ficou paraplégica aos 33 anos. Ela – que é formada em educação física – conseguiu como forma de superação: o esporte. Hoje, aos 41 anos, a paratleta tem seu nome gravado no Guinness Book, o Livro dos Recordes, como a atleta mais rápida a nadar 10 km em mar aberto e esteve na Comissão de esporte da Assembleia Legislativa da Bahia para falar sobre a importância do esporte na vida de crianças especiais.  A comissão do esporte da Assembleia Legislativa da Bahia discutiu esporte para crianças especiais em uma audiência pública que atraiu autoridades, deputados estaduais, esportistas e paratletas. Para o deputado estadual Bobô – que foi proponente da audiência pública, além dos inúmeros benefícios para a saúde, o esporte é uma forma de inclusão social. De acordo com o deputado estadual Roberto Carlos, esta audiência pública  mostrou além da importância do esporte, os exemplos de superação. Praticar esportes com regularidade traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos praticantes, além de melhorar a qualidade de vida. Para as pessoas com deficiência, praticar esportes pode representar muito mais que saúde.

 
Esporte na Alba

(Por Fernanda Dourado)

 A comissão do esporte aqui da ALBA debateu sobre o tema Atividade Física para crianças especiais. A audiência pública atraiu autoridades, deputados estaduais, esportistas e paratletas.  Portadora da doença degenerativa que faz com que as células parem de produzir colágeno, Verônica Almeida ficou paraplégica aos 33 anos. Ela – que é formada em educação física – viu no esporte um caminho para a superação. Hoje, aos 41 anos, Veronica está no Guinness Book, o Livro dos Recordes, como a paratleta mais rápida do mundo em competições de 10 km em mar aberto. Ela esteve na Comissão de esporte da ALBA para falar sobre a importância da atividade física na vida de crianças especiais.   Para o deputado estadual Bobô – proponente da audiência pública - além dos inúmeros benefícios para a saúde, o esporte é uma forma de inclusão social.  Já o deputado estadual Roberto Carlos enfatizou a importância de mostrar exemplos de superação em eventos como esse.

 

 
Pernambuco

(Por Fernanda Dourado) 

A transferência de uma empresa que pertence ao Estado para o domínio da iniciativa privada é sempre um tema polêmico. A primeira audiência contra a privatização da Chesf aconteceu no estado de Pernambuco e depois as discussões se expandiram para todo o Nordeste. Aqui na Bahia, a audiência publica foi proposta pelos deputados estaduais Fábio Souto e Zó, que integram o Colegiado de Meio Ambiente.

 
 

 

 
Mobilização contra privatização da Chesf

(Por Fernanda Dourado)

A audiência reuniu funcionários da Chesf de Salvador, Paulo Afonso e Sobradinho. Representantes dos Movimentos “Por moradia”; “Atingido por Barragem” e “Eu Digo não à privatização” também estiveram presentes, além de indígenas, ribeirinhos,  parlamentares estaduais e federais baianos e do deputado estadual de Pernambuco, Lucas Ramos, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Chesf