Conecte-se Conosco

Política

Política fiscal e inflação devem forçar BC a ser ainda mais agressivo na alta de juros

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

As medidas do governo para aumentar os gastos sociais às vésperas das eleições tendem a colocar uma pressão adicional sobre a inflação, em um cenário no qual o processo de alta dos preços em escala global também tem influenciado a dinâmica inflacionária local.
 

Nesse cenário, economistas avaliam que os reflexos das políticas adotadas pelo governo Bolsonaro na inflação de médio prazo devem forçar o BC (Banco Central) a ter de ser ainda mais agressivo na condução da política monetária.
 

Desde março de 2021, a autoridade monetária já elevou a taxa Selic da mínima histórica de 2% ao ano para os atuais 13,25%. E, no boletim Focus, a estimativa mediana dos economistas indica mais uma alta de 0,50 ponto percentual no encontro dos dias 2 e 3 de agosto, com a taxa básica de juros em 13,75% em dezembro de 2022, recuando para 10,75% até o final de 2023.
 

No entanto, a política fiscal expansionista, bem como as dúvidas que pairam acerca da condução da economia a partir de 2023, faz com que um número cada vez maior de agentes econômicos passe a apostar que o BC tenha de ser ainda mais duro no processo de ajuste nos juros.
 

Seja com mais aumentos do que o previsto pelo consenso de mercado na Selic, seja com a manutenção da taxa em patamares elevados por mais tempo do que o esperado.
 

Economista-chefe da Itaú Asset, Thomas Wu projeta que a taxa Selic irá alcançar os 13,75% ao final do atual ciclo de alta dos juros. Mas, diferentemente dos pares, avalia que dificilmente a autoridade monetária terá espaço para promover alguma redução da Selic em 2023.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pacheco adia sessão sobre vetos após reunião com Rui Costa e Padilha

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O presidente do Senado Federal,  Rodrigo Pacheco (PSD-MG), adiou mais uma vez a sessão para definir a manutenção ou a derrubada dos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na sessão marcada para esta quarta, seria alvo de deliberação o veto às saidinhas de presídios, o montante destinado às emendas de comissão, regras para liberação de agrotóxicos, entre outros temas importantes. 

Continue lendo

Política

Reforma tributária: governo propõe devolver 50% de tributos sobre água e esgoto a mais pobres

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!


O governo Lula propôs o cashback (devolução em dinheiro) de 50% no imposto federal pago pelos consumidores mais pobres nas contas de água e esgoto. A regulamentação da reforma tributária, apresentada nesta quarta-feira, 24, ao Congresso, prevê ainda a mesma devolução para as contas de luz.

O cashback é defendido pela equipe econômica desde o início da tramitação da reforma no Congresso, no ano passado, como uma forma de criar um benefício tributário focalizado, diferente de uma redução de impostos que pode beneficiar também as famílias mais ricas.

O texto da regulamentação que saiu do Ministério da Fazenda prevê que a devolução será total no novo imposto federal (CBS) que incide sobre o gás de botijão e de 20% nos tributos estaduais e municipais (IBS). 

Continue lendo

Política

Joalheria Vivara do Shopping Paralela é assaltada na noite desta quarta-feira

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Uma unidade da joalheria Vivara, localizada dentro do Shopping Paralela, em Salvador, foi assaltada na noite desta quarta-feira (24).

Segundo informações do site Alô Juca, os criminosos chegaram no estabelecimento se passando por clientes e anunciaram o assalto. Ainda conforme divulgado, três homens participaram da ação criminosa e teriam rendido funcionárias utilizando armas de fogo.

Os criminosos levaram relógios e outras peças de ouro e prata. Na sequência, fugiram em duas motocicletas. Equipes da 82ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionadas mas ninguém foi preso.

O caso vai ser investigado pela 12ª Delegacia Territorial (DT). Apesar do susto, ninguém ficou ferido durante o assalto.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com