Salvador: Diagnóstico de pacientes que entraram na fila da vacina por questões de saúde são expostos por erro da Secretaria Municipal de Saúde do município

Um erro no site da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) expõe o diagnóstico de pacientes que, em razão de sua condição de saúde, entraram na fila da vacinação contra Covid-19. Em uma busca rápida por nome para consultar quem está habilitado a se vacinar é possível encontrar diagnósticos de autismo, pacientes imunossuprimidos e transplantados.

“Dados como esse são dados chamados de sensíveis e não poderiam estar disponíveis para uma consulta pública. Dessa forma que está se configura a quebra de sigilo médico paciente. Como não foi ação de um médico diretamente, o profissional não seria responsabilizado por essa divulgação”, explica Alessandro Timbó, advogado mestre e doutorando em Direito Médico/Bioética.  Segundo o especialista, seria possivel uma representação feita pelo Ministério Público ou pelo Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) contra a prefeitura.

As informações são do Metro1 – que ainda informou na nota – que  a prefeitura não respondeu os questionamentos sobre o assunto até a publicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *